terça-feira, 27 de setembro de 2011

TEXTO II

SERRA (BELO HORIZONTE)


bairrosdebelohorizonte.webnode.com.br/ As imagens podem ter direitos autorais



Origem: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Belotur
O bairro Serra é um bairro nobre, de classe média alta, situado na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Pode-se dizer que a região da Serra foi a porta de entrada da cidade que hoje conhecemos como Belo Horizonte.

O bairro da Serra é uma região de contrastes profundos em Belo Horizonte. Abriga empresas de grande porte, prédios e casas de alto padrão, excelentes escolas, possui dois dos melhores clubes da cidade, mas também abriga a maior favela da cidade, conhecida como aglomerado da Serra formada por seis comunidades.

No Aglomerado da Serra, encontramos uma das rádios comunitárias mais antigas do Brasil a Rádio Favela, criada em 1981 e reconhecida hoje com uma das iniciativas mais importantes para que a sociedade do “asfalto” pudesse receber informações que vão além das páginas policiais dos jornais.

Como não poderia deixar de ser, a fé do povo mineiro representada fortemente no bairro da Serra, em 1936, foi fundada a Paróquia Santana. Em 1961 a Igreja Evangélica da Confissão Luterana.

RESENHA II



revistaecologico.com.br

Análise crítica
O autor, basicamente, faz uma análise bastante rápida do Bairro Serra, englobando o aglomerado que leva o mesmo nome.  A partir desse contexto, ele aborda algumas questões que julga relevantes ao leitor, citando alguns dos pontos interessantes daquela região, dando ênfase ao contraste, apontado por ele, latente aos moradores, visto que cita o Bairro Serra como um dos melhores, mas também traz à tona que, nesse mesmo bairro, existe um aglomerado, o da Serra, do qual provém informação constante de páginas policiais, veiculadas pela rádio que aponta ser uma das mais antigas do Brasil, a Rádio Favela.
Trata-se de um texto bastante coeso, porém, com muitas informações, assim podemos classificar essa breve obra, que traduz em poucas palavras um bairro da grandeza do Serra. Cita as partes nobres, bem como as partes consideradas menos nobres. Faz uma comparação entre o bairro e o aglomerado Serra, com o intuito de criar uma barreira entre ambos, visto que qualifica o bairro como local de moradias luxuosas, além de empresas importantes e instituições de ensino reconhecidas.


Quando cita o Aglomerado, não faz questão de elencar qualquer qualidade, somente dizendo que se trata do maior Aglomerado, isso seria bom ou ruim?  Faltou clareza nas informações. O autor faz questão de citar que o Aglomerado da Serra abriga uma das mais antigas rádios comunitárias do Brasil, e que esta é responsável por levar informação à população do asfalto, mas o que seria essa população do asfalto? Seriam pessoas que moram no asfalto? Seriam pessoas que transitam pelo asfalto? Mais um ponto onde falta clareza ao leitor.  Por fim, o autor deixou claro que o Bairro Serra representa a fé do povo mineiro por intermédio de duas igrejas, uma católica e a outra evangélica, contudo, não citou sequer as pessoas que dirigem essas igrejas, o que julgamos de suma importância, pois quem lida com a população são as pessoas e não as instituições.
Ante ao exposto, concluímos que o texto abordado supre as necessidades daqueles que querem fazer uma breve análise sobre o bairro e a favela que leva o mesmo nome, permitindo a eles que tirem suas próprias conclusões.

                                                              Antonio César Domingues
                                                              Cid Ragnar Ferreira Maia
                                                        David Soares de Oliveira Almeida
                                                                Edvam Luiz de Oliveira
                                                             Edvânia Alvarenga Sampaio

                       Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH),
                                                Gestão Pública
                            Trabalho Interdisciplinar de Graduação

Nenhum comentário:

Postar um comentário