terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aglomerado da Serra


TEXTO 01
Aglomerado da Serra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





O Aglomerado da Serra é uma favela que está situada na zona centro-sul de Belo Horizonte, e se divide em oito vilas - vila Nossa Senhora da Conceição, vila Marcola, vila Santana do Cafezal, vila Novo São Lucas, vila Nossa Senhora de Fátima, vila Fazendinha, vila Nossa Senhora do Rosário e vila Nossa Senhora Aparecida. É a maior favela da capital mineira com 46 mil habitantes [1] é uma favela, onde os moradores se organizam em associações comunitárias buscando melhoria nas áreas de lazer e saúde. Atualmente, no aglomerado da Serra, existem cinco postos de saúde que atendem as necessidades da comunidade local sendo o maior o centro de saúde Nossa Senhora da Conceição, situado ao lado das rádios 98 FM, rádio muito famosa da comunidade do aglomerado da Serra e a rádio Favela, mundialmente conhecida onde a vários anos estava como uma rádio pirata de Belo Horizonte.O aglomerado é o maior de Belo Horizonte onde se divide em vilas e conhecidas pelos seus próprios nomes dados pelos moradores a serra pode ser dividida em quatro partes a 1º parte onde se tem entrada pela Av do Contorno, a 2º entrada pela rua do Ouro e Capivari e 3º pela avenida Mem de Sá, 4º e a quarta parte pela sua Nossa Senhora de Fatima. do lado da primeira parte esta localizada a chamada Del Rey onde era um ponto de encontro onde as noites na favela tinha som e pagode, nesta parte também se situa o campo de futebol Bola de Ouro onde muitos jogos sao realizado, abaixo da Del Rey esta a chamada Chácara, nesta parte do aglomerado onde se divide estas duas regiões Del Rey e Chácara era considerada uma das mais violentas partes da Serra pois onde havia constantes tiroteios onde vários jovens eram mortos numa guerra entre traficantes,os antigos becos apertado eram palco de confrontos entre traficantes,hoje com vias mas largas esta parte se tornou uma das mais calmas do bairro e a de melhor situação econômica do aglomerado.


Referências



RESENHA 01 




BNDS-site oficial    In___. Aglomerado da Serra

Podemos definir o artigo acima como introdutório, informativo, que contém muitos dados estatísticos. O autor procura, de forma sucinta, demonstrar a divisão do Aglomerado da Serra em Vilas e suas particularidades.
Percebemos que o autor teve o objetivo de transcrever dados a respeito do Aglomerado e realmente atingiu seu intento, contudo, não demonstrou nenhuma fonte dos dados, preocupou-se apenas em lançar tais dados e crer que o leitor acredite, deixando de citar, por exemplo, que o Aglomerado da Serra surgiu em 1961 e somente com o projeto Vila Viva os moradores tiveram uma total inclusão social.
Em certo momento, ou melhor, no texto todo, o autor se refere ao Bairro como favela. No entendimento do grupo, essa expressão menospreza aquela região. Ele ainda diz que a Comunidade conta com cinco postos de saúde que atendem a necessidade da população, desta forma não fica claro se os postos suprem a demanda da Comunidade ou se são os únicos que atendem a população, ocasionando dúvidas para o leitor  
O texto não conta com uma formatação ideal, as palavras se encontram muito juntas, não existe um espaçamento necessário entre linhas, dificultando uma boa leitura e, consequentemente, a compreensão do texto. O autor tenta repassar ao leitor que com as intervenções do Estado na Comunidade, locais de alta incidência criminal devido à falta de urbanização, se tornaram pontos acessíveis, tranquilos, inclusive com destaque para crescimento da situação econômica.
Algumas rádios famosas, inclusive internacionalmente conforme o autor, são citadas como em funcionamento no interior da comunidade, com isso busca-se uma notoriedade para o texto, dando um maior enfoque ao Aglomerado.
Por fim, o autor não conclui de forma clara, mas passa a impressão de que a Comunidade da Serra, vista como uma das mais importantes e o maior aglomerado de Belo Horizonte vem passando por transformações positivas ocasionados pelo poder público e provocadas pelos próprios moradores que se dividiram estrategicamente em associações comunitárias, desta forma o texto é uma excelente fonte de pesquisa para estudantes e pesquisadores que busquem dados básicos sobre o Aglomerado da Serra.
                                                              Antonio César Domingues
                                                              Cid Ragnar Ferreira Maia
                                                        David Soares de Oliveira Almeida
                                                                Edvam Luiz de Oliveira
                                                             Edvânia Alvarenga Sampaio

Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH),
Gestão Pública
Trabalho Interdisciplinar de Graduação

Um comentário:

  1. Caros alunos, parabéns pelo blogue! Na próxima aula, vamos revisar a resenha de vocês.
    Abraço,

    Prof. Wagner

    ResponderExcluir